Dec 30, 2024Deixe um recado

Princípio de funcionamento dos microfones cardióides

Como é amplamente conhecido, os microfones vêm em vários padrões de captação, cada um adequado para diferentes aplicações. Entre eles, os microfones cardióides são altamente preferidos pelos entusiastas da música por sua capacidade de focar nas fontes de som diretamente na frente, ao mesmo tempo que aprimoram os sons frontais e traseiros. Este padrão de captação exclusivo resulta em qualidade de áudio clara e pura. Mas você já se perguntou como esse padrão direcional é alcançado?

info-1-1

 

A ciência por trás da direcionalidade cardioide

As ondas sonoras normalmente chegam a um microfone por dois caminhos: pela frente ou por trás. Quando ondas de ambas as direções chegam simultaneamente, elas interagem com o diafragma de tal forma que o movimento é minimizado, cancelando efetivamente o som. As altas frequências traseiras são frequentemente filtradas através de circuitos RLC, reduzindo o sinal atrás do microfone. Além disso, o invólucro do microfone bloqueia altas frequências fora do eixo, criando assim o padrão de captação cardióide.

 

Aplicações comuns de microfones cardióides

A maioria dos microfones disponíveis no mercado hoje utiliza esse padrão de captação. Seja para karaokê, transmissão ou hospedagem, os microfones cardióides oferecem uma vantagem significativa. Contudo, ao escolher um microfone, é importante considerar não apenas o padrão de captação, mas também outros parâmetros para garantir um desempenho ideal.

Enviar inquérito

whatsapp

Telefone

Email

Inquérito