Existem vários métodos comuns usados para avaliar a sensibilidade dos elementos de microfone eletreto. Isso inclui testes de ruído branco, teste de resposta de frequência, teste de divisão, teste de vibração e teste de linearidade.
1. Teste de ruído branco
Um gerador de ruído branco produz um sinal de frequência uniformemente distribuído. Ao inserir esse sinal no microfone e gravar a tensão de saída, a capacidade de resposta do microfone a diferentes frequências pode ser avaliada.
2. Teste de resposta de frequência
Um gerador de sinal gera uma variedade de frequências específicas. Eles são inseridos no microfone e a tensão de saída é medida. Ao plotar a curva de tensão de frequência versus saída (curva de resposta de frequência), a sensibilidade do microfone no espectro pode ser visualizada.
3. Teste de SPL (nível de pressão sonora)
Usando um medidor SPL, a tensão de saída do microfone é medida sob vários níveis de pressão sonora. Este teste ajuda a determinar a sensibilidade do microfone e sua faixa de saída eficaz sob diferentes intensidades sonoras.
4. Teste de vibração
Uma fonte de vibração mecânica é colocada em contato com o microfone para gerar sinais de vibração. A tensão de saída é registrada para avaliar a sensibilidade e a velocidade de resposta do microfone às vibrações mecânicas.
5. Teste de linearidade
Os sinais de entrada de amplitude aumentando gradualmente são aplicados e a tensão de saída do microfone é medida. A diferença entre entrada e saída é analisada para avaliar a linearidade e a faixa dinâmica.
Observação:Para os resultados mais precisos e repetíveis, os instrumentos e configurações de teste de nível profissional devem ser usados ao medir a sensibilidade ao microfone.