O ruído na saída de uma cápsula de microfone refere-se a qualquer sinal que não seja os elementos indesejados da fonte de entrada pretendida que degradam a qualidade geral do sinal de áudio.
Quanto maior o nível de ruído, mais pobre a qualidade do áudio. Esse ruído pode se originar de fontes externas ou ser gerado internamente pelo próprio microfone.
Os usuários podem notar o auto-ruído como um som sibilante que afeta o som percebido. Para algoritmos de processamento de áudio, o ruído reduz a fidelidade do sinal, que por sua vez afeta o desempenho geral do sistema.
Maneiras diferentes de expressar ruído de microfone
- Auto-ruído (DBV):A saída de tensão de ruído RMS da cápsula do microfone quando nenhum som externo está presente.
- Relação sinal-ruído (SNR, DB):A diferença entre o sinal e o ruído de uma cápsula de microfone. Normalmente, refere-se à diferença entre a saída gerada por uma entrada de pressão sonora de 94 dB SPL (1 PA) e a auto-ruído da cápsula.
- Ruído de entrada equivalente (Ein, DBSPL):Indica o nível de pressão sonora que produziria a mesma saída que o auto-ruído do microfone, traduzindo o ruído elétrico de volta em um equivalente à pressão sonora.
Por exemplo, se um microfone tiver um SNR de 60 dB, o nível de ruído de entrada equivalente seria:
94 dbspl - 60 db=34 dbspl
Isso significa que o auto-ruído do microfone é equivalente a um ruído acústico de 34 dbspl.