O objetivo da gravação de áudio/vídeo é capturar o som de uma fonte e reproduzi -lo na saída do sistema de microfone.
O microfone e sua relação SNR (sinal / ruído) são componentes críticos na cadeia de sinal de gravação de som, afetando a qualidade geral da gravação de áudio. A tabela a seguir ilustra alguns casos de uso típicos:
Cápsula de microfone, relação sinal-ruído Use exemplos de casos
Em um campo aberto, para cada duplicação da distância, a pressão sonora é reduzida pela metade (uma diminuição de 6 dB). Quanto mais a fonte de som, mais fraco o sinal sonoro chegando ao microfone.
Como o auto-ruído do microfone é constante, uma diminuição no nível do sinal de entrada resulta em um SNR reduzido do sinal de saída do microfone.
Normalmente, os sinais fracos devem ser amplificados para atingir um nível apropriado no caminho do sinal do dispositivo. No entanto, amplificar o sinal também amplifica qualquer ruído presente na saída.
Quanto mais o sinal é amplificado, maior o risco de ruído subindo para um nível em que degrada significativamente a qualidade do sinal capturado.
Mesmo que o sinal seja amplificado, um microfone SNR alto ajuda a manter o baixo ruído, garantindo que o ruído de fundo não seja ouvido. Quanto maior a distância da fonte de som, mais importante é que o auto-ruído do microfone seja baixo. Isso é especialmente crucial quando a fonte de som está distante e o sinal em si é fraco.
À medida que a pressão sonora diminui em 6 dB para cada duplicação da distância, o uso de um microfone com 6 dB mais alto pode dobrar a distância de captura sem a qualidade do sinal degradante.
O POLQA (Avaliação da Qualidade de Audição Objetiva Perceptiva) é um modelo padrão do ITU-T que usa análise de voz digital para avaliar objetivamente a qualidade e a clareza dos sinais de fala registrados.
Microfones com alto SNR têm um desempenho significativamente melhor nos testes POLQA e fornecem excelente clareza de fala. Ao gravar com um microfone SNR mais alto, o sinal do mesmo tamanho parece muito mais claro.