Para sistemas em que o som capturado é usado por algoritmos, os objetivos de qualidade do som podem diferir daqueles destinados ao ouvido humano.
Enquanto o sinal do microfone for otimizado para o algoritmo, ele não precisa necessariamente parecer natural para os seres humanos.
Independentemente do caso de uso, é sempre essencial para a cápsula do microfone manter um sinal limpo e sem interferência sem distorção ou ruído.
Reconhecimento automático de fala (ASR)
ASR, ou reconhecimento automático de fala, é a tarefa de converter automaticamente sinais de fala em texto escrito.
Até agora, a precisão da transcrição que se aproxima do nível humano (~ 95%) é alcançável apenas em boas condições ambientais, normalmente em laboratórios.
Em cenários do mundo real e de campo distante, o reconhecimento de fala envolve desafios acústicos significativos, como ruído de fundo, reverberação, cancelamento de eco e colocação de microfones.
Microfones de alta qualidade para reconhecimento de fala
Somente um bom mecanismo de reconhecimento de fala não é suficiente-todo componente no sistema deve operar com um alto padrão para evitar se tornar um gargalo.
O papel da cápsula do microfone é fornecer o melhor sinal de entrada possível para o sistema ASR.
A maior qualidade de sinal de entrada ajuda o sistema ASR a analisar o áudio recebido e a identificar recursos que revelam o conteúdo da fala.
Os principais parâmetros da cápsula do microfone incluem ruído, distorção, resposta à frequência e fase.