A direcionalidade de um microfone refere-se à sua sensibilidade ao som que chega de várias direções em um espaço tridimensional em diferentes pontos de frequência. Visualizada usando coordenadas polares, a sensibilidade direcional pode ser categorizada da seguinte forma (nota: estas são representações transversais; os padrões reais são tridimensionais):
Tipos de direcionalidade
- Omnidirecional:O microfone tem igual sensibilidade ao som de todas as direções.
- Bidirecional:A sensibilidade máxima ocorre na frente (0 graus) e traseira (180 graus), enquanto as laterais (90 graus, 270 graus) mostram sensibilidade mínima.
- Unidirecional:A alta sensibilidade está confinada à frente (0 grau) dentro de um ângulo específico, com sensibilidade muito menor nas laterais e na parte traseira.
Por que microfones direcionais diferentes?
Diferentes microfones direcionais são projetados para aplicações específicas. Por exemplo:
- Microfones unidirecionais:Ideais para entrevistas, captam a voz do entrevistado e minimizam o ruído ambiente.
- Microfones bidirecionais:Muitas vezes chamados de “resistentes a ruído”, eles exibem forte direcionalidade com uma diferença de sensibilidade de mais de 20 dB entre a frente/traseira e as laterais. Eles também apresentam um efeito de proximidade, permitindo o controle do volume de saída ajustando a distância da fonte sonora.
- Microfones omnidirecionais:Adequado para uso geral, como telefones, brinquedos ativados por voz e dispositivos de telecomunicações, onde a direcionalidade não é uma prioridade.
Aplicativos
Microfones bidirecionais são vantajosos em cenários que exigem captura seletiva de som e redução de ruído. Por exemplo:
- Aproximar o microfone da fonte pode enfatizar certas frases ou notas ao cantar.
- Aumentar a distância elimina sons de "estalo" dos movimentos dos lábios e reduz o ruído de fundo além de 0,5 metros.
Da mesma forma, os microfones unidirecionais conseguem redução de ruído principalmente através do seu foco direcional, enquanto os microfones omnidirecionais continuam sendo a escolha padrão para aplicações de uso geral, a menos que existam requisitos direcionais específicos.