O que é uma cápsula de microfone cardióide?
O microfone cardióide recebe esse nome de seu padrão de captação em forma de coração. Tem a maior sensibilidade ao som proveniente diretamente em frente ao microfone.
Nas laterais (90 graus), a sensibilidade cai em cerca de 6 dB em comparação com a frente, enquanto o som da traseira é amplamente rejeitado.
Essa rejeição traseira torna os microfones cardióides úteis em ambientes de gravação de várias fontes, onde a remoção do ruído da sala ambiente é importante. Eles também são comumente usados em performances ao vivo, ajudando a bloquear o eco e o feedback dos monitores de palco e do ruído circundante.
Os microfones cardióides são um dos tipos mais utilizados devido ao seu equilíbrio entre foco e som natural. No entanto, como todos os microfones direcionais, os microfones cardióides estão sujeitos ao efeito de proximidade - um impulso nas frequências de graves quando a fonte de som está muito próxima.
O que é uma cápsula de microfone supercardióide?
Comparados aos microfones cardióides, os tipos de supercardióides rejeitam ainda mais som de lados, tornando -os ideais para gravações internas de várias faixas - especialmente quando isolar um instrumento de fontes de som próximas.
Eles também são frequentemente usados no reforço de som ao vivo, pois reduzem o risco de feedback e uivando. Os microfones supercardióides são mais adequados para capturar uma única fonte de som em ambientes barulhentos, minimizando o eco e o ruído de fundo.